Cessão de área deve permitir construção de novo terminal de grãos em Rio Grande

Cessão de área deve permitir construção de novo terminal de grãos em Rio Grande

Empreendedores interessados em cessão onerosa de área devem apresentar estudo de viabilidade técnica econômica e ambiental para a Portos RS

Correio do Povo

Administradora do sistema hidroportuário quer melhorar estrutura para atender o agro

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A Portos RS vai encerrar, no próximo dia 13, o prazo para que interessados em participar de leilão com cessão onerosa de área para a construção de um novo terminal para armazenagem de grãos no porto de Rio Grande apresentem estudos de viabilidade técnica econômica e ambiental (Evteas). O investimento em armazém e pier pode receber investimento de R$ 800 milhões, com 36 meses de prazos para licenças e execução. O projeto integra um planejamento da empresa para dar utilidade a diversos ativos. “Pegamos todas as áreas subutilizadas e anunciamos para o mercado, para receber estudos e analisar as respostas”, diz o gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima. “Isso modifica nossa capacidade de fornecimento de insumos e fertilizantes e armazenamento de grãos.”

A Portos RS realizou um mapeamento de áreas remanescentes da estrutura de portos e hidrovias do Estado, herdada de órgãos que no passado foram responsáveis pelo sistema hidroportuário do Estado. Conforme Estima, foram identificadas 61 áreas disponíveis, que devem voltar a ter utilidade, atendendo especialmente ao setor agro, seja para armazenagem de insumos, grãos e cargas gerais. “O objetivo é não deixar isso ocioso, mas trazer para a área logística, atender melhor, gerar mais oferta, competitividade, reduzir custo de logística no Rio Grande do Sul”, diz Estima. 

Em Porto Alegre, das 28 áreas disponíveis para arrendamento, a empresa recebeu nove manifestações de interesse. Em Pelotas, de três áreas, houve um interessado. Já em Rio Grande, das 29 áreas, houve nove manifestações de interesse. Os empreendedores interessados precisam entregar os Evteas para análise da Portos RS e cessão. “Vamos ver de que forma faremos estes arrendamentos, mas todos inevitavelmente passam por um chamamento público”, detalha.

Além de ações com ativos que estavam em desuso, a empresa tem feito investimentos direto da empresa na infraestrutura do porto, como asfalto, iluminação, obras no canal para melhor navegabilidade para navios de maior porte e com mais segurança, o que contribuirá para reduzir custos de seguro e melhorar o valor dos fretes. A Portos RS é pública e gerencia e fiscaliza todo o sistema hidroportuário do Estado, com os portos públicos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre e 17 terminais de uso privado. 


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