Chile suspende temporariamente importações de carne do Brasil

Chile suspende temporariamente importações de carne do Brasil

União Europeia anunciou bloqueio a empresas envolvidas na fraude investigada pela Polícia Federal

AFP

Chile suspende temporariamente importações de carne do Brasil

publicidade

O Chile decidiu nesta segunda-feira o encerramento temporário de suas importações de carne do Brasil depois das revelações feitas pela Operação Carne Fraca, informou o ministério da Agricultura. "O fechamento do mercado brasileiro de carne é temporário, até que eles informem se há frigoríficos autorizados a exportar para o Chile", informou o ministro da Agricultura, Carlos Furche em sua conta no Twitter.

Nesta segunda-feira, a União Europeia anunciou a suspensão de empresas envolvidas em fraude da carne. A UE também pediu ao Brasil que suspenda "a certificação desses estabelecimentos durante o processo de exclusão da lista", acrescentou o porta-voz do executivo comunitário. De concreto, dos 21 frigoríficos envolvidos no escândalo da "Carne Fraca", quatro tinham permissão de exportar para os 28 países do bloco europeu. 

O principal sindicato de agricultores europeus Copa-Cogeca também pediu que sejam garantidas as normas de segurança da União Europeia nas negociações em curso com os países do Mercosul, ao expressar sua preocupação com o escândalo da carne brasileira.

"A respeito das conversações comerciais com o Mercosul, enviamos uma carta à Comissão Europeia pedindo que sejam cumpridas nossas normas de segurança e que os países do Mercosul garantam o rastreio individual do gado", indica um comunicado do secretário-geral desta organização, Pekka Pesonen.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895