Chuva influencia colheita de grãos

Chuva influencia colheita de grãos

Colheita de milho ficou praticamente estagnada no período de 7 a 14 de abril

De acordo com levantamento do Irga, 762,5 mil hectares de arroz estão colhidos

publicidade

Com as chuvas recorrentes e a concentração dos esforços para que as lavouras de soja e arroz não acumulem perdas, a colheita do milho no Rio Grande do Sul ficou praticamente estagnada no período de 7 a 14 de abril, avançando apenas um ponto percentual em relação ao anterior (de 79% para 80%). Os dados da Emater/RS-Ascar, divulgados nesta quinta-feira, apontam que a produtividade obtida no milho segue 55% inferior à projetada inicialmente. Os cultivos maduros de milho representam 11% da área total, sendo que 9% estão em fases reprodutivas, de floração ou de enchimento de grãos, e 1% em desenvolvimento vegetativo.

Na soja, segundo a Emater, a colheita atinge 38% da área plantada, quatro pontos percentuais a mais que na semana passada. Em algumas regiões, onde houve mais chuvas, o grão foi colhido com umidade acima do considerado ideal.

O sexto levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), divulgado ontem, indica que 762,5 mil hectares do grão estão colhidos, o equivalente a 79,66% dos 957,1 mil hectares plantados. A área mais adiantada é a Planície Costeira Externa, com 88,5% dos grãos armazenados, seguida pela Fronteira Oeste (81,08%). A produtividade média das lavouras está em 8.453 quilos por hectare.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895