Cinco estados já declararam emergência por gripe aviária

Cinco estados já declararam emergência por gripe aviária

Governo gaúcho ainda avalia se seguirá recomendação do Mapa e destaca que RS não tem nenhum caso registrado até o momento

Correio do Povo

publicidade

Mais quatro estados declararam emergência zoossanitária em razão dos casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) detectados no país. Válida por 180 dias, a medida foi adotada por Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins – na última sexta-feira (21), Santa Catarina havia anunciado a entrada na fase de emergência. Com isso, os governos atendem à recomendação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que na semana passada orientou os estados a reforçar as ações de contenção e impedir o avanço da doença, principalmente no segmento de aves comerciais.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) informou que ainda avalia a posição que tomará com relação à diretriz do Mapa e os impactos da medida. “O Estado não registra foco na avicultura comercial e nem nas aves de subsistência”, destacou o órgão, por meio de sua assessoria de imprensa. Até o momento, foi identificado um caso no Espírito Santo, na cidade de Serra, e outro em Santa Catarina, em uma pequena propriedade no município de Maracajá.

O estado de emergência zoossanitária já declarado pelo Mapa em nível nacional possibilita o repasse de verbas da União para ações necessárias e a articulação com outras áreas do governo federal e organizações. Para acessar os recursos, porém, estados e municípios precisam adotar medidas semelhantes, “reforçando o alerta mesmo nas localidades onde não há registro de foco de doença”, enfatizou o ministério em nota. No entendimento da pasta, isso também é fundamental para que o enfrentamento à gripe aviária seja eficiente.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895