Colheita do trigo é aberta oficialmente em Cruz Alta

Colheita do trigo é aberta oficialmente em Cruz Alta

Safra 2020 é marcada por alta variação de produtividade e por preços valorizados

Cíntia Marchi

Autoridades participaram do evento no campus da Unicruz

publicidade

Com uma produtividade variando de cinco a 75 sacos por hectare, a colheita do trigo alcançou nesta semana 18% da área estimada de 915 mil hectares no Estado. Em meio a este cenário de disparidade, ocorreu hoje a Abertura Oficial da Colheita do Trigo, em Cruz Alta, no campus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), com a participação de autoridades. Embora lamentem as perdas de rendimento ocasionadas por fatores climáticos, os produtores comemoram cotações valorizadas. Segundo a Emater, o preço do saco de 60 quilos do trigo está, em média, R$ 62,13 nesta semana, enquanto que há um ano valia R$ 39,75.

Segundo o gerente da Regional da Emater em Ijuí, Carlos Turra, as fortes geadas no período de floração do trigo e a falta de chuva na reta final da safra provocaram a grande variação na produtividade. “Tem lavouras que o produtor decidiu nem colher”, comenta. O rendimento médio da região, que abrange 44 municípios, entre eles Cruz Alta, é de 37 sacos por hectare. Até o momento, cerca de 20% dos 261 mil hectares plantados com a cultura na região foram colhidos. 

Presente no evento, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, disse que a expectativa ainda é de uma “colheita boa” para este ano. A estimativa inicial da Emater, divulgada em junho, era de uma produção de 2,18 milhões de toneladas de trigo em 2020.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895