Confirmada exportação de 25 mil toneladas de arroz para o México

Confirmada exportação de 25 mil toneladas de arroz para o México

Outras 50 mil toneladas devem ser embarcadas até o final do ano

Danton Júnior

publicidade

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) confirmou ontem que o Brasil vai embarcar 25 mil toneladas de arroz em casca para o México. Segundo o presidente da entidade, Alexandre Velho, o negócio é resultado da missão comercial do setor arrozeiro na Expo Antad & Alimentaria, evento ocorrido em Guadalajara no final de outubro. Outras 50 mil toneladas estão em negociação e devem seguir para o país da América do Norte nas próximas semanas, totalizando uma cota de 75 mil toneladas que teve o imposto de importação, de 10%, zerado até o final deste ano.

Com mais de 128 milhões de habitantes, o México importa de 800 mil a 1 milhão de toneladas de arroz por ano. “Temos que ocupar um espaço neste mercado”, afirma Velho. Desde a entrada da última safra, o preço ao produtor caiu mais de 30%, conforme o dirigente. Hoje a saca está cotada em cerca de R$ 65,00. “Por isso a importância destas vendas ao mercado externo”, acrescenta Velho, ressaltando que o preço do arroz ao consumidor brasileiro deve permanecer inalterado.

A abertura do mercado mexicano para o arroz brasileiro foi oficializada em 2019. No ano passado, o volume embarcado foi de cerca de 50 mil toneladas. Segundo o presidente da Federarroz, a meta para o ano que vem é alcançar pelo menos 300 mil toneladas. “Estamos colhendo os frutos do nosso trabalho”, destaca Velho.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895