Cooperativas e lavouras atingidas pelo temporal

Cooperativas e lavouras atingidas pelo temporal

Força do vento destruiu plantações e derrubou estruturas comprometendo armazenamento de grãos

Correio do Povo

Áreas de armazenamento e elevadores de cereais foram destruídos na unidade da Cotrisoja em Selbach

publicidade

Os ventos de mais de cem quilômetros por hora, chuva e queda de granizo que atingiram o Rio Grande dul desde quarta-feira até hoje, quinta-feira, 21, afetaram empreendimentos rurais em todo o Estado. Em Selbach, na Região Central, a unidade da Cooperativa Tritícola Taperense (Cotrisoja), sofreu danos consideráveis nas áreas de armazenamento de cereais e nos elevadores que conduzem os grãos aos depósitos. Plantações de soja, em Santo Antônio das Missões, e de arroz, em São Borja, também foram castigadas pelo temporal.

Nesta quinta-feira, dia 21, técnicos da Cotrisoja e de seguradoras avaliavam a extensão da destruição, os custos financeiros e tentavam definir o tempo necessário à reconstrução das estruturas. A devastação ocorre há cerca de uma semana desde o início da colheita da soja. De acordo com a Cotrisoja, o armazenamento dos grãos deverá ser interrompido até que os equipamentos voltem a operar. Ainda não há data prevista para que isto ocorra. Dois secadores de semente também foram atingidos.

Entre as 11 unidades da Cotrisoja, a de Selbach é considerada estratégica. Instalada às margens da ERS 223, junto ao trevo de acesso à sede do município, a estrutura recebe a produção de associados da cooperativa na região e atua no recebimento de transferências internas entre outras unidades da Cotrisoja, servindo como um importante ponto de apoio no escoamento.

Na região de Cruz Alta, o maior impacto ocorreu o parque fabril da CCGL, uma das maiores cooperativas do Brasil, com mais de 171 mil associados. Os danos foram verificados na estrutura da usina fotovoltaica, na estrutura fabril – sem consequências na operacionalização – e na arborização, com queda de árvores.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895