Cresce captação de leite durante entressafra
Sindilat-RS projeta que alta deve amortecer impacto da estiagem na crescente elevação nos custos com alimentação animal
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A melhora no clima, com o retorno da chuva após a prolongada estiagem que atingiu o Rio Grande do Sul no verão, e a recuperação dos preços pagos pela indústria aos pecuaristas nos últimos meses tiveram um efeito positivo na produção leiteira. Segundo o secretário executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), Darlan Palharini, as empresas captaram em abril a média de 9,9 milhões de litros de leite por dia, superando a captação média de 9,5 milhões de litros do mesmo mês do ano passado, que é o patamar esperado para o período de entressafra na Região Sul.
Palharini explica que abril e maio são meses marcados por menor disponibilidade de pastagens, o que eleva os custos da alimentação dos animais, mas a produção vem conseguindo reduzir o impacto desses fatores. “Normalmente, a partir de outubro, temos uma queda de 5% a 8% (na captação) a cada mês, mas em abril essa queda foi menor”, observa. “Não tivemos geada e, em fevereiro, o produtor já tinha uma sinalização de melhora nos preços.”
No Rio Grande do Sul, o preço de referência para o litro de leite entregue em abril e pago aos produtores em maio foi projetado em R$ 2,4007 pelo Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado (Conseleite-RS), um avanço de 10,84% em relação ao valor estimado em março. “A gente espera estabilidade no preço, para não haver desestímulo ao produtor”, ressalta Palharini, lembrando que os pecuaristas ainda administram os prejuízos sofridos com a estiagem.
Em abril, o leite integral aumentou 13,46% em Porto Alegre na comparação com março, de acordo com a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Nos supermercados gaúchos, as vendas de leite caíram 5% em volume nos últimos dois meses, de acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). “Por ser um item de primeira necessidade, o consumidor não abre mão de adquirir este produto. Acaba adequando suas compras e reduzindo outras categorias”, afirma o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo.