Criadores de zebu reivindicam mudança em selo Angus

Criadores de zebu reivindicam mudança em selo Angus

ABCZ solicita ao Ministério Público Federal a inclusão de informações sobre a genética zebuína em rotulagemdo Programa Carne Angus Certificada

Thaise Teixeira

publicidade

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) entregou, ontem, ao procurador do Ministério Público Federal (MPF), em Uberaba (MG), Thales Messias Pires Cardoso, uma representação contra a Associação Brasileira de Angus. O documento aponta omissão de informações sobre a raça zebuína na rotulagem oficial do Programa Carne Angus Certificada, que chancela a qualidade dos cortes premium da raça no varejo. O Ministério Público Federal (MPF) confirmou o recebimento da ação, encaminhada para análise interna e para providências legais cabíveis. 

Segundo o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, a decisão foi tomada com base em estudo encomendado pela associação à Universidade Federal de Viçosa (UFV). A pesquisa apontou presença da genética zebuína em 50% de todas as 261 amostras de carne Angus analisadas. “Queremos que o consumidor saiba que, nesses cortes, têm Zebu com Angus”, argumenta.

A Associação Brasileira de Angus informa não ter sido notificada oficialmente sobre a representação. Em nota, a instituição garante que obedece integralmente a legislação brasileira, com respaldo do Ministério da Agricultura (Mapa) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). “São órgãos habilitados para regrar e autorizar o uso de denominações de raça na rotulagem de produtos cárneos por meio da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA)”, informa a nota.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895