Cultivares de oliveiras da Europa serão estudadas para gerar materiais adaptados ao RS

Cultivares de oliveiras da Europa serão estudadas para gerar materiais adaptados ao RS

Variedades promissoras, vindas da Itália e de Portugal, vão ser usadas em pesquisas da Embrapa Clima Temperado

Correio do Povo

Plantação de oliveiras em Encruzilhada do Sul, maior produtor gaúcho da frutífera

publicidade

A pedido do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, assinaram um termo que viabilizará a importação e avaliação de novas cultivares de oliveira para gerar programas de melhoramento no Brasil. A assinatura do Termo de Execução Descentralizada para captação de R$ 58,9 mil entre os dois órgãos federais ocorreu na sexta-feira (30 de outubro), junto a uma plantação de oliveiras em Encruzilhada do Sul, município com a maior área cultivada com a frutífera no Estado.

Por meio do convênio, deverão ser introduzidos no Brasil materiais de Portugal e da Itália, países tradicionais na produção da oliveira. A importação de variedades promissoras, segundo o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso de Oliveira, auxiliará em pesquisas para seleção de cultivares com melhor adaptação às condições locais, proporcionando aumento de produtividade e resistência a pragas, entre outros. 

O plano ainda prevê a estruturação de um banco de matrizes e distribuição de material básico para viveiristas. As avaliações de desempenho agronômico estão previstas para serem realizadas em quatro Unidades de Observação no Rio Grande do Sul, ainda a terem seus locais definidos, e devem resultar na seleção de cultivares.

A Embrapa Clima Temperado faz pesquisas em olivicultura desde 2006. Dois projetos foram responsáveis por formar Bancos Ativos de Germoplasma de oliveira, na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e na Embrapa Clima Temperado, e por elaborar o zoneamento edafoclimático da cultura no Rio Grande do Sul, documento que indica as áreas e condições mais favoráveis para o cultivo.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895