Custos de produção caem 9,55% em 2022

Custos de produção caem 9,55% em 2022

Enquanto isso, preços recebidos aumentaram 10,36%

Correio do Povo

Crescimento do IIPR foi motivado por aumento nos preços do trigo

publicidade

O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) teve uma queda de 9,55% no acumulado de 2022, como divulgado nesta segunda-feira pela Farsul. De acordo com a entidade, a queda é resultado principalmente de um aumento de oferta interna de fertilizantes decorrente de um incremento nas importações, por receio de que a guerra entre Ucrânia e Rússia pudesse gerar escassez desses insumos. 

A Farsul também avalia que a redução na taxa cambial influenciou na queda dos custos. “O resultado acaba por trazer um cenário que não acontecia desde 2019, onde o IICP retrai enquanto o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) registrou alta de 5,79% em 2022”, acrescentou, em nota, a equipe econômica da Farsul. 

Ao mesmo tempo Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) aumentou 10,36% em 2022, o que está relacionado especialmente à alta nos preços do trigo, segundo a Farsul. Mas o valor ainda é menor que o IPCA Alimentos, que teve alta de 11,64%, o que significa que o preço praticado pelo varejo está descolado daquele pago ao produtor, de acordo com a Farsul.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895