Definição de preço do tabaco fica para janeiro de 2023

Definição de preço do tabaco fica para janeiro de 2023

Indústrias recusaram proposta dos fumicultores na primeira reunião sobre a safra 2022/2023

Correio do Povo

publicidade

Ficou para janeiro a próxima rodada de negociações sobre o preço do tabaco da safra 2022/2023. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, quando entidades representativas de produtores e indústrias reuniram-se, em Santa Cruz do Sul, para tratar do tema.

A proposta dos fumicultores, rejeitada pelas indústrias, contava com a variação dos custos de produção mais 5% de lucratividade para produtores. Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), as entidades  saíram das reuniões frustradas, pois não houve acordo com as duas indústrias que participaram dessa primeira rodada de negociação. "A JTI apresentou propostas com reajuste sobre a tabela da última safra, abaixo do custo de produção. A BAT não apresentou nenhuma proposta", informou a federação em nota. 

Além da Fetag-RS, a comissão dos agricultores conta com representantes da Afubra, das Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895