Dificuldade de agenda impede realização de feira de novilhas da Farsul na 46ª Expointer

Dificuldade de agenda impede realização de feira de novilhas da Farsul na 46ª Expointer

Francisco Schardong, vice-presidente da federação, explica que Pista J foi ocupada para leilão de reprodutores e que evento que entraria neste ano em sua 16ª edição voltará no ano que vem

Nereida Vergara

Evento do ano passado vendeu mais de 400 animais e faturou mais de R$ 1,3 milhão

publicidade

Evento tradicional no calendário da Expointer, a Feira de Ventres e Novilhas Selecionadas, que teria sua 16ª edição neste ano, não vai acontecer por questões de agenda dos espaços do Parque de Exposições Assis Brasil. Promovido pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o leilão ocorreria na quinta-feira, dia 31 de agosto, na Pista J. No entanto, como explica o vice-presidente e coordenador da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, o local e a data foram destinados à realização de um leilão de reprodutores de várias raças.

No ano passado, a Feira de Novilhas ocorreu no sábado, penúltimo dia da Expointer, obtendo faturamento de R$ 1,34 milhão com a venda de 415 animais. A não realização do evento deste ano, segundo Schardong, não traz prejuízo ao produtor e nem tira o brilho da exposição em Esteio. "O mercado para este tipo de animal (novilhas) não está tão bom neste ano. Voltaremos com a feira no ano que vem e também estaremos fortes na Fenasul de 2024", garantiu.

Com o cancelamento do evento da Farsul,  o número de inscrições de animais rústicos para a Expointer de 2023 reduziu para 785, 490 exemplares a menos que o do ano passado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895