Emater levanta dados das perdas provocadas pela estiagem

Emater levanta dados das perdas provocadas pela estiagem

Produtores têm dificuldades para plantar os 5% que faltam na área prevista para a soja

Patrícia Feiten

publicidade

A Emater/RS-Ascar está trabalhando no levantamento de perdas decorrentes da estiagem no Estado. Nas regiões de cultivo de soja onde ocorreram chuvas na metade da semana passada, produtores que ainda não haviam concluído a semeadura fizeram o plantio, que até o momento chega a 95% da área total prevista, de acordo com o Informe Conjuntural divulgado nesta quinta-feira.

Na região atendida pelo escritório da Emater em Erechim, a chuva amenizou o desenvolvimento inconsistente da soja, mas há perdas de produção estimadas em torno de 20%. Na Campanha, a maior parte das lavouras está em desenvolvimento vegetativo, o que garante certa tolerância à falta de umidade no solo. Nas áreas de cultivares precoces, se espera perdas de 10% devido à queda de flores e vagens.

A colheita do milho avançou para 20% das áreas no Estado, com redução da produtividade nas áreas sem irrigação. A Campanha já contabiliza perdas de até 30% devido à falta de umidade no solo e, na região de Caxias do Sul, esse índice é estimado em 25%.

O plantio do arroz foi concluído. Como todas as lavouras são irrigadas, as que contam com bom suprimento de água apresentam bom desenvolvimento, favorecidas pela alta insolação. Em Quaraí, as plantas estão em fase vegetativa. Os produtores utilizam com cautela as reservas de água. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895