Entra em vigor normativa que obriga presença de veterinário em eventos agropecuários gaúchos

Entra em vigor normativa que obriga presença de veterinário em eventos agropecuários gaúchos

Passa a valer, nesta segunda-feira, a IN 29/2021 da SEAPDR, que regra a realização de leilões, feiras e exposições de animais no Estado

Nereida Vergara

Rodeios também estão na lista de eventos que deverão cumprir a instrução

publicidade

Entra em vigor hoje a Instrução Normativa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) que regulamenta a realização de eventos agropecuários no Rio Grande do Sul. A IN 29/2021 estabelece que os responsáveis técnicos por rodeios, leilões, exposições e feiras de animais devem ser veterinários com inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Eles também devem ser habilitados pelo Ministério da Agricultura (Mapa) para emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e comprovar treinamentos no Serviço Veterinário Oficial.

Eduardo Geyer, analista estadual agropecuário da Seção de Inspeção Sanitária em Eventos Agropecuários da secretaria, explica que o procedimento passa a ser adotado por exigência do próprio Mapa, no conjunto de medidas que possibilitaram que o Estado atingisse o status de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Segundo Geyer, esta certificação valorizou a pecuária estadual e elevou a qualidade e o aprimoramento dos mecanismos de fiscalização, defesa e vigilância sanitária animal.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895