Estado anistia dívidas do Troca-Troca de Milho da safra 2022/2023

Estado anistia dívidas do Troca-Troca de Milho da safra 2022/2023

Medida integra pacote de ações estaduais em auxílio a produtores familiares atingidos pela estiagem

Lucas Keske*

publicidade

O governador do Estado, Eduardo Leite, anunciou, ontem, a anistia total ao pagamento das sementes do programa Troca-Troca de Milho usadas na safra 2022/2023. A confirmação, aguardada por cerca de 2 mil agricultores mobilizados em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre, atende parte dos pleitos da Federação na Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS). E integra um pacote de apoio ao segmento após a terceira estiagem sucessiva. 

A anistia, no entanto, não se estende ao Troca-Troca de Forrageiras, cujos vencimentos, por entraves jurídicos, foram prorrogados de fevereiro para agosto. "O governador se comprometeu em aumentar o bônus de adimplência, que hoje é de 30%. Pedimos que seja de 90%”, afirmou o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva.

Entre as medidas também está o pagamento de R$ 1 mil a 700 famílias não enquadradas no programa SOS Estiagem do ano passado, com prazo aproximado de 20 dias para o recebimento. Leite ainda garantiu a liberação de recursos para a realização de feiras da agricultura familiar e anunciou a criação de grupos de trabalho para apresentar propostas de novos programas ao governo. “Estamos comprometidos a aportar, no orçamento da recém-criada Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), os recursos necessários para subsidiar os juros, apoiar medidas que aumentam a produtividade no campo, e vamos fazer isso em parceria com a Fetag para poder desenvolver programas que sejam efetivos, que atinjam os resultados pretendidos”, afirmou Leite.

* Sob supervisão de Nereida Vergara


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895