Estado dá início ao plantio da safra de arroz 2022/2023

Estado dá início ao plantio da safra de arroz 2022/2023

Semeadura começou em municípios da Fronteira Oeste e deve se intensificar na próxima semana, se clima colaborar

Patrícia Feiten

Colheita de arroz será menor em 2019

publicidade

Municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul já colocaram as plantadeiras em campo para a largada na safra de arroz 2022/2023. A semeadura do cereal foi iniciada em pequenas áreas de Barra do Quaraí e Uruguaiana na semana passada, e a tendência é que os trabalhos ganhem impulso na próxima semana com a perspectiva de clima favorável, diz o engenheiro agrônomo Guilherme de Pietro Zorzi, extensionista da regional administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, que abrange 21 municípios.

Segundo Zorzi, os agricultores da região intensificaram as atividades de preparo do solo e estão atentos à possibilidade de continuação do fenômeno La Ninã, que no ciclo passado causou estiagem e levou ao abandono de lavouras na Fronteira Oeste. A semeadura mais cedo é recomendada como uma medida para reduzir riscos de escassez hídrica. “A gente deve ter um bom avanço no plantio nestes sete dias (na região). Quem planta no mês de setembro larga na frente com relação ao potencial produtivo”, destaca o extensionista.

A diretora técnica do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Flávia Tomita, explica que, por se tratar de uma região mais quente, o número de produtores que iniciam o plantio em setembro na Fronteira Oeste é maior em comparação com as demais regiões orizícolas mapeadas pela autarquia (Zona Sul, Planície Costeira Interna, Campanha, Região Central e Planície Costeira Externa). Neste ano, porém, a região começa a semeadura um pouco mais tarde que o normal, segundo Flávia. “Os produtores não conseguiram realizar todo o preparo do solo no inverno”, observa.

Comercialização do arroz

Além da alta dos custos de produção, uma preocupação dos agricultores se refere à comercialização do arroz. “A safra está começando com um certo receio quanto aos preços, que estão muito baixos”, afirma Zorzi. De acordo com o último Informativo Conjuntural da Emater, divulgado na quinta-feira (22), a saca de 50 quilos do produto é cotada hoje a R$ 76,03 no Estado.

Em todas as regiões orizícolas do Estado, o plantio do arroz se estende até novembro, informa o Irga. A área cultivada com o cereal no ciclo 2022/2023 deverá diminuir 10% na comparação com a safra passada, com um total de 862.498 hectares. Já as lavouras de soja nas áreas de arroz devem ter um avanço de 19,7%, chegando a 505.043 hectares.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895