Expoagro Cotricampo será aberta nesta quinta-feira

Expoagro Cotricampo será aberta nesta quinta-feira

Organização espera atrair 30 mil visitantes a Campo Novo e movimentar R$ 300 milhões em negócios nos três dias do evento

Patrícia Feiten

publicidade

Começa nesta quinta-feira (23), em Campo Novo, na Região Noroeste do Estado, a sétima edição da Expoagro Cotricampo. Promovido pela Cooperativa Tritícola Mista Campo Novo (Cotricampo), em seu campo experimental (na ERS 518, KM 1,5), o evento abre o calendário das principais feiras do setor agropecuário gaúcho deste ano e reunirá 224 expositores de máquinas agrícolas, insumos e produtos de agroindústrias familiares, com a expectativa de movimentar R$ 300 milhões em vendas. A programação ocorre das 8h às 18h, e a solenidade de abertura oficial está prevista para as 16h, no auditório do parque. Até o encerramento, no sábado, são esperados 30 mil visitantes.

Conhecimento e negócios são os dois pilares fundamentais da mostra, resume o diretor-presidente da Cotricampo, Gelson Bridi. “(Terá) muita tecnologia, inovação, novas cultivares de milho, soja e trigo”, adianta. Um dos destaques deste ano será a Exposição Leiteira Expoagro Cotricampo: Feira Oficial das Raças Holandesa e Jersey, que apresentará em torno de 200 animais. Pela primeira vez, o evento em Campo Novo receberá a etapa do Circuito Estadual do Exceleite, com a participação de exemplares animais de alta genética do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Segundo Bridi, a iniciativa busca incentivar a produção leiteira, que é importante para a região de abrangência da cooperativa. “É uma demanda (que existia). Muitos dos nossos associados são também produtores de leite, por mais que o grande negócio seja a produção de grãos”, explica o dirigente.

Outra novidade desta edição é a Casa da Embrapa Expoagro, cujo ato de inauguração ocorre hoje às 11h. A empresa de pesquisas atua no campo experimental da Cotricampo há mais de 10 anos, mas ainda não tinha um espaço próprio, observa Bridi. Coordenada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS) e pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-RS), a tradicional feira de agroindústrias exibirá produtos de 28 empreendimentos.

Quem visitar a Expoagro também poderá conferir a Arena Jovem. Com mais de 20 estandes, o espaço é reservado a instituições de ensino, entidades do agronegócio e empresas parceiras da feira, que apresentarão resultados de pesquisas, soluções tecnológicas e aplicativos desenvolvidos para facilitar as atividades diárias no meio rural. A programação desta quinta-feira inclui ainda, das 8h às 18h, dia de campo de soja e milho, e às 14h, o Fórum Soja Brasil pelo Canal Rural, no auditório do parque. Às 14h, será realizado o julgamento morfológico jovem da 2a Feira Regional da Terneira da Raça Jersey, na área de bovinos.

Entre as autoridades que confirmaram presença no primeiro dia da Expoagro, estão os secretários de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes; de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, e de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, de acordo com a organização.

Com quase 9 mil associados, a Cotricampo está presente em 18 municípios por meio de 64 filiais. Além do Moinho Cotricampo, mantém 23 unidades de recebimento e beneficiamento de grãos e sementes, lojas de produtos agropecuários, materiais de construção e ferragens, supermercados, fábrica de rações, posto de combustível e farmácia.


 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895