21ª Expoagro Afubra atinge recorde de R$ 347,3 milhões em vendas

21ª Expoagro Afubra atinge recorde de R$ 347,3 milhões em vendas

Evento em Rio Pardo recebeu 186 mil visitantes em quatro dias e atingiu crescimento de 57,3% nos negócios

Patrícia Feiten

Ivanor Luis Schmidt apresentou no evento linha de queijos temperados da Queijaria Celeiro, de Crissiumal

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Realizada de terça-feira até esta sexta (24), em Rio Pardo, a 21ª Expoagro Afubra atraiu 186 mil visitantes em quatro dias e gerou um recorde de R$ 347,3 milhões em receitas, o que indica um salto de 57,3%% na comparação com a edição anterior. Desse total, R$ 1,764 milhão foram vendas efetuadas no Pavilhão da Agricultura Familiar, um avanço de 18,4% frente aos negócios de 2022. Promovida no parque de exposições da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a feira reuniu neste ano 523 expositores, entre fabricantes de máquinas agrícolas, fornecedores de insumos, agroindústrias, produtores de artesanato e plantas ornamentais, além de instituições de ensino e pesquisa.

O coordenador-geral da exposição, Marco Antonio Dornelles, destacou a presença de um grande número de parlamentares e autoridades – como o governador do Estado, Eduardo Leite – na solenidade de abertura como um reconhecimento da importância do evento. “Realizamos toda a programação proposta, reunimos vários seminários, fóruns e pesquisadores que vieram discutir como desenvolver (o setor) e fazer com que as tecnologias de inovação cheguem aos pequenos produtores”, acrescentou. Segundo Dornelles, a Afubra já trabalha na organização da feira do próximo ano. “Todas as melhorias que fizemos na infraestrutura, a gente vai avaliar aquilo em que ainda existe necessidade de ampliar”, adiantou.

Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS), uma das organizadoras do Pavilhão da Agricultura Familiar, Carlos Joel da Silva comemorou o crescimento de vendas e disse que o evento refletiu o otimismo dos produtores rurais gaúchos, mesmo em meio aos prejuízos causados pela estiagem à safra de verão. Neste ano, o espaço apresentou 247 empreendimentos, ante 197 da edição passada. A maioria eram agroindústrias de alimentos, algumas das quais negócios recentes em busca de consolidação no mercado e parcerias comerciais. “É uma vitrine muito boa (para as empresas), as possibilidades de negócio vão além da feira”, avaliou Carlos Joel.

A Queijaria Celeiro, de Crissiumal, participou da mostra pela segunda vez e levou para o pavilhão um estoque de cerca de 500 peças de queijos espe, incluindo as novas versões temperado com alho frito, ervas finas e chimichurri. “Espero comercializar todas elas nestes quatro dias”, disse o proprietário, Ivanor Luis Schmidt. O empreendedor conta que abriu o negócio há três anos, em plena pandemia de Covid-19, e agora tentar fortalecer a agroindústria, que processa em média de mil a 1,2 mil litros de leite por semana. “Temos de nos reinventar e correr atrás (de resultados)”, destacou.


 


 


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