Programa Sementes Forrageiras contempla seis entidades do agro gaúcho

Programa Sementes Forrageiras contempla seis entidades do agro gaúcho

Contratos celebrados durante a Expoagro Afubra beneficiam organizações ligadas à Farsul, à Fetag e à Fetraf

Correio do Povo

Contratos foram assinados durante a Expoagro Afubra, em Rio Pardo

publicidade

Seis entidades do agronegócio gaúcho foram contempladas no Programa de Sementes Forrageiras, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com a Emater/RS-Ascar. Os contratos vigentes para a edição 2023/24 foram celebrados durante a Expoagro Afubra ontem e beneficiam entidades ligadas à Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) e à Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf/RS).

De acordo com a SDR, o total investido no programa é superior a R$ 6,5 milhões. “Nosso intuito é tornar o programa mais atrativo aos nossos produtores, promovendo novas experiências dentro da agricultura familiar e promover o aumento da produtividade e a permanência da família na atividade através da geração de renda”, salientou o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini.

A assinatura dos demais contratos dessa edição, segundo a pasta, deverá ocorrer nas próximas semanas. “O objetivo é fomentar a aquisição de sementes forrageiras que possibilitem a produção de alimento de alta qualidade para os animais”, informou a SDR.

Os critérios contemplam tanto a forragem o pastejo quanto para armazenamento na forma de silagem. Com isso, pretende-se diminuir os riscos ao agricultor, aumentar a a produtividade e melhorar a qualidade do leite e dos rebanhos de corte nos estabelecimentos de base familiar.

Conforme a secretaria, o programa beneficia mais de 11 mil agricultores familiares. A maioria deles enquadra-se na produção de leite, cujos animais têm alimentação baseada em pasto. Os participantes também podem ser produtores de carne ou agricultores, cooperados, associados a entidades ou a sindicatos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895