Cooperativismo debate ampliação de oportunidades de financiamento ao setor

Cooperativismo debate ampliação de oportunidades de financiamento ao setor

Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) destaca trabalho para aprimorar e desburocratizar o uso de crédito privado em Não-Me-Toque

Patrícia Feiten

publicidade

Alternativas para ampliar as oportunidades de financiamento das cooperativas agropecuárias, assim como a representação político-institucional do setor, estiveram no centro das discussões na programação da 23a Expodireto Cotrijal. O painel “Tendências e perspectivas do cooperativismo no agronegócio” mostrou como o Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) vem atuando na interlocução com o governo federal.

Um dos palestrantes, o coordenador do Ramo Agropecuário na OCB, João Pietro, detalhou a participação do sistema na construção do Plano Safra. “(o objetivo foi mostrar) como atuamos em relação ao crédito oficial, como nos posicionamos e tentamos ajustes normativos e regulamentares para que o crédito privado possa também ser aprimorado, ficar menos burocrático e se tornar mais acessível para as nossas cooperativas”, disse.

No evento, a diretora financeira da Coopercitrus, Simonia Sabadin, apresentou a experiência de estruturação de capital da cooperativa, que tem sede em Bebedouro (SP). O painel destacou ainda o modelo de governança de organizações do setor nos Estados Unidos, com a participação da diretora executiva do Graduate Institute of Cooperative Leadership (GICL), da Universidade de Missouri, centro de pesquisas que forma lideranças na área.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895