Eficiência em pauta nos fóruns temáticos da Expodireto Cotrijal

Eficiência em pauta nos fóruns temáticos da Expodireto Cotrijal

Auditório Central recebe fóruns temáticos com foco na eficiência da lavoura e nas oportunidades de mercado para as principais culturas agrícolas

Correio do Povo

Conjuntura mundial para o mercado da soja vai estar em pauta durante o fórum nacional dedicado à cultura, que ocorre na terça-feira

publicidade

Mirando a ampliação da competitividade da produção agropecuária no Rio Grande do Sul, os fóruns temáticos da Expodireto Cotrijal apresentarão inovações tecnológicas, oportunidades de mercado e dicas para sustentabilidade das lavouras, no momento em que os produtores reforçam a necessidade de redução de custos e aumento de renda. Os fóruns ocorrem no auditório central.

Na segunda-feira, o 11º Fórum Nacional do Milho debaterá os desafios da produção do grão e propostas de soluções para o abastecimento das cadeias de proteína animal locais. Como o Rio Grande do Sul cultiva menos milho do que consome, a ideia é construir alternativas visando à autossuficiência. Segundo o ex-secretário da Agricultura Odacir Klein, que coordenará o debate, o fórum contribuirá para a elaboração de um documento que será apresentado aos políticos nos próximos meses. “Iremos produzir um relatório que indique um caminho a seguir”, afirma Klein.

O 30º Fórum Nacional da Soja, na terça-feira, terá dois painéis, um com caráter técnico e outro sobre as perspectivas mercadológicas. “Os produtores querem saber como avançar em produtividade e também entender a conjuntura mundial, como as negociações entre China e Estados Unidos, que podem influenciar na formação de preços”, diz o presidente da FecoAgro, Paulo Pires, que irá moderar um dos painéis.

No mesmo dia, ocorre o 4º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água. As discussões concentram-se no manejo para solos produtivos. Segundo o professor Pedro Escosteguy, da Faculdade de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF), existe uma preocupação com a perda de qualidade dos solos agrícolas do Estado nos últimos anos. “O plantio direto é comum na produção das culturas de grãos. No entanto, um plantio direto sem rotação de culturas e sem o uso de outras práticas conservacionistas tem piorado a qualidade dos nossos solos”, alerta. Ainda na terça-feira há o Fórum Tecnologia e Inovação, voltado para profissionais das áreas de tecnologia e negócios de empresas agrícolas, cooperativas e empresas ligadas ao agronegócio.

Na quarta-feira, no 15º Fórum Estadual do Leite, serão destacadas as tecnologias que contribuem para o aumento da competitividade no setor. “A transformação digital colabora na eficiência das propriedades porque reduz riscos e facilita a tomada de decisões”, diz o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, um dos palestrantes. Também neste dia ocorre o Fórum do Trigo, com promoção da Cotrijal e Câmara Setorial do Trigo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira, as atividades seguem com o 12º  Fórum Florestal, com ênfase na cultura da erva-mate. Por fim, no último dia de programação, ocorre o Fórum do Jovem Cooperativista, quando haverá a entrega de um prêmio para um case de sucessão rural.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895