Embrapa mostra como poupar água e solo

Embrapa mostra como poupar água e solo

Simulador apresenta vantagens de fazer semeadura em contorno

Correio do Povo

Técnica permite reduzir em 50% as perdas por erosão

publicidade

Um simulador levado pela Embrapa à Expodireto mostra o efeito da chuva sobre a propriedade rural e como, segundo os pesquisadores, devem ser as práticas agrícolas para que haja redução da perda do solo e melhor aproveitamento da água. Uma semeadura em contorno cria barreiras ao livre escoamento da enxurrada propiciando maior infiltração de água. Já plantações com linhas de semeadura dispostas morro abaixo ou morro acima orientam o fluxo da enxurrada para o sulco da semeadura, provocando desperdícios.

A semeadura de contorno é uma das mais antigas e eficazes tecnologias empregadas no combate à erosão. Ela pode ser superior à própria cobertura do solo, podendo reduzir em mais de 50% as perdas por erosão, avaliam os técnicos. Já a que acompanha o declive leva a perdas generalizadas.

“A água que saiu e não se infiltrou, escorreu, foi para o rio e ficou perdida. Como se usam no plantio fertilizantes, corretivos e insumos, a água os leva junto, causando prejuízo, aumentando o custo de produção e, por consequência, o preço dos alimentos, ou seja, a agricultura não caminha para sustentabilidade”, afirma Jorge Lemanski, pesquisador que, com seu colega José Eloir Denardin, desenvolveu o demonstrativo. “Os agricultores plantam morro abaixo morro acima em contraste ao plantio que deveria ser em nível de contorno”, diz Denardin.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895