Empresa lança nova máquina graneleira com sistema anti-incêndio na Expodireto 2024

Empresa lança nova máquina graneleira com sistema anti-incêndio na Expodireto 2024

A tecnologia mata fogo usa líquido biodegradável diluído em água que não agride o solo

Vitória Miranda

Substância anti incêncio é composta por um encapsulador de hidrocarboneto, fluido biodegradável que é lançada ao solo diluído em água

publicidade

A São José Máquinas Agrícolas lançou nesta semana, na Expodireto Cotrijal 2024, em Não-Me-Toque, a nova Carreta Graneleira da marca, novidade no mercado que pretende auxiliar a vida dos grandes produtores rurais. A graneleira possui uma tecnologia americana chamada “mata fogo”, fluido capaz de potencializar a ação da água no combate ao fogo e neutralizar o foco nos primeiros cinco minutos, o que significa que as chamas não conseguem se alastrar pela plantação e o produtor ganha tempo para apagar o incêndio.

Isso é possível graças ao encapsulador de hidrocarboneto, substância biodegradável desenvolvida pela empresa, que é lançada ao solo diluída em água. Com esse lançamento é possível evitar soluções poluentes, como a de espuma, muito usada nas lavouras, que é tóxica para o solo e meio ambiente. O novo sistema fica acoplado na graneleira, máquina responsável por acompanhar a colheitadeira e armazenar os grãos à medida em que são colhidos. Dessa forma, a solução une duas utilidades em uma única máquina.

Em visita à casa do Correio do Povo na Expodireto, o gerente de marketing da São José, Daniel Ribeiro, relatou que, na opinião dele e da empresa, a Carreta Graneleira vai agregar muito na rotina dos produtores, afinal, segundo ele, na América do Sul, são cerca de 73 mil focos de incêndio por ano. Só no Brasil são cerca de 25 mil focos por ano, sendo mais frequente no período de abril a setembro. “O El Niño agrava ainda mais esta situação”, contextualizou Ribeiro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895