Expodireto destaca perspectiva de safra recorde de soja no Estado

Expodireto destaca perspectiva de safra recorde de soja no Estado

Evento se dá em três frentes: tecnologia, oportunidades e inovações

Correio do Povo

Evento se dá em três frentes: tecnologia, oportunidades e inovações

publicidade

Uma das maiores feiras do agronegócio do país e referência na agricultura de precisão, a 16ª Expodireto Cotrijal, foi aberta na manhã desta segunda-feira em Não-Me-Toque. Ao lembrar a trajetória de Expodireto, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou a perspectiva de safra recorde de soja no Estado - cerca de 14 milhões de toneladas - e destacou o crescimento da feira - de 114 expositores na primeira edição para 515 em 2015. A Expodireto se dá em três frentes: tecnologia, oportunidades e inovações.

Na cerimônia, no auditório central do Parque da Cotrijal, o governador José Ivo Sartori afirmou que quer qualificar o governo como parceiro da sociedade. "Eu acredito muito no Rio Grande do Sul que dá certo. Nós vamos percorrer este caminho no sentido de qualificar o governo como parceiro da sociedade. Vamos com cautela, com prudência, sem a espetacularização que muitos gostariam. Mas – repito – vamos, sim, percorrer este caminho", completou.

Ao falar sobre a necessidade de mudanças no Estado, o governador disse que as verdadeiras transformações acontecem com trabalho. "Então, não será em dois meses que iremos encontrar as soluções para os problemas do Estado. Um grande anúncio é fácil de fazer, mas as soluções precisam ser construídas de maneira permanente, contínua". Conforme Sartori, o governo deverá apresentar até o fim deste primeiro semestre um plano que será elaborado em conjunto pelas secretarias da Agricultura e do Desenvolvimento Rural voltado ao setor.

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, elogiou a feira e disse que o trabalho será para qualificar o setor - como a ampliação da classe média rural, a expansão das culturas irrigadas - o Brasil tem potencial para irrigação de 30 milhões de hectares, e só no RS estão 1,3 milhão de hectares. "Estamos preparando um pacote de oportunidades e direitos para os produtores. O produtor não pode só estar bem da porteira para dentro", enfatizou.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895