Fórum de Conservação do Solo e da Água recomenda manejo
capa



Fórum de Conservação do Solo e da Água recomenda manejo

Segundo a Embrapa, solução pode triplicar a produção em algumas culturas

Por
Halder Ramos

Fórum de Conservação do Solo e da Água recomenda manejo

publicidade

O 3° Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água, que ocorreu na terça-feira, no Auditório Central da Expodireto, debateu os desafios dos produtores para descompactação do solo no sistema de plantio direto. O pesquisador da Embrapa, Jorge Lemainski, abordou a origem e as causas da compactação do solo, além de demonstrar o impacto nas culturas e economia brasileira.

Conforme Lemainski, a Embrapa tem apresentado soluções para o setor em cursos, palestras e unidades de referência no campo. O pesquisador explica que o manejo adequado do solo pode triplicar a produção em alguns culturas. Na soja, por exemplo, a produtividade podem alcançar 149 sacas por hectare. "Em anos bons, a média no Brasil é de 50 sacas de soja por hectare. O Rio Grande do Sul fica um pouco abaixo da média nacional,com 48 sacas",compara.

Lemainski ainda cita a produção de milho, que tem média de 4,5 mil quilos por hectare. "Em área experimental da Embrapa, a produção atingiu 309 sacas ou 18.540 quilos por hectare.O problema não é a falta de tecnologia,mas o manejo", revela.

O pesquisador destaca que a diversificação das culturas com plantas vivas e mortas permanentes no solo, o plantio em contorno e o uso da tecnologia do terraço são ferramentas de manejo para melhorar a produtividade. "Todas as questões ficam equacionadas quando o produtor resolve enfrentar o grande problema da agricultura, que é segurar a água onde ela cai. A água é o principal adubo da lavoura", salienta.

Para o coordenador técnico de Difusão da Cotrijal, Alexandre Doneda, a compactação no sistema de plantio direto ocorre por erros simples de manejo. Doneda cita a falta de rotatividade de culturas como uma das causas para o problema. O professor Jackson Fiorin, da Unicruz, observa que o tráfego de máquinas é outro fator determinante para a compactação.Além do rodízio de culturas, Fiorin destaca que a sobressemeadura contribui para melhorar o manejo. "A qualidade do sistema de plantio direto depende do manejo", diz.