Famílias e muito vento marcam presença no primeiro dia da Expodireto Cotrijal 2022

Famílias e muito vento marcam presença no primeiro dia da Expodireto Cotrijal 2022

Trânsito também foi intenso entre Carazinho e Não-Me-Toque

Felipe Faleiro

Tempo firme durante parte do dia depois deu lugar às nuvens

publicidade

O primeiro dia da Expodireto Cotrijal 2022 em Não-Me-Toque teve bastante presença do público, além de tempo firme durante parte do dia, que depois deu lugar às nuvens. A véspera havia sido de chuva, que se repetiu no final da tarde de ontem. Chamou também a atenção o vento forte, ajudando a amenizar a sensação de calor no Parque da Expodireto. O trânsito na entrada da feira, na ERS-142, especialmente no sentido Carazinho a Não-Me-Toque, foi intenso no começo da manhã, considerando que alguns estandes ainda estavam sendo montados e preparados para recepcionar o público.

A família Talharini, de Não-Me-Toque, foi uma das que compareceu ao evento na segunda-feira. “Moramos perto, nossa lavoura dá uns 15 quilômetros daqui. A feira está muito boa, a gente consegue ver o que está sendo lançado”, disse o patriarca, Osvino Talharini. Ele estava acompanhado da esposa, Maria Talharini, da nora, Adriana Talharini, e dos filhos dela, Vitor, 10 anos, e Mateus, 8. Eles também disseram estar felizes com a retomada da feira de forma presencial, depois de dois anos.

Fabiano Mazurkewicz estava com a namorada, Débora Müller, e os sogros Hélio Müller e Lenir Müller. A família de agricultores se divide entre os municípios de Ijuí e Catuípe, ambos na Região Noroeste. De manhã, eles percorriam a alameda onde havia a exposição das indústrias de fertilizantes. “Viemos obter mais conhecimento, e saber da diversidade dos produtos para lavouras”, disse Fabiano. “Depois deste tempo todo, é muito importante que haja este retorno amplo do evento”.

Os protocolos sanitários contra a Covid-19 foram reforçados para a Expodireto Cotrijal 2022. Entre eles, o uso obrigatório de máscaras, tanto nos ambientes abertos quanto fechados. Contudo, muitos visitantes dispensavam o item nas áreas comuns. Já a disponibilização e uso de álcool gel foram aspectos respeitados por todos os expositores. Às 8 horas, quando os portões abriram ao público, as áreas já estavam bem demarcadas.

A organização tratou de espalhar mapas da feira por todo o parque, a fim de auxiliar os visitantes a se encontrarem em meio aos diversos estandes. Outro aspecto que chamou a atenção foi a presença de diversos pré-candidatos a cargos públicos nas eleições deste ano, que inclusive visitaram a casa do Grupo Record nesta 22ª edição do evento. Os organizadores afirmaram que não divulgarão números diários de visitantes, apenas o total na sexta-feira, quando haverá o encerramento da Expodireto Cotrijal 2022.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895