Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul marca presença na Expodireto Cotrijal 2024

Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul marca presença na Expodireto Cotrijal 2024

Em reunião com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) nesta quarta-feira, prefeitos discutiram soluções para a agricultura familiar

Vitória Miranda

Famurs discute participação de técnicos da Emater no desenvolvimento dos agricultores familiares e outras possibilidades de ampliação de parcerias entre as duas entidades.

publicidade

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) esteve presente nesta quarta-feira em reunião com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Também estiveram presentes no encontro os prefeitos dos municípios ligados ao agronegócio do Estado. Segundo o presidente da Famurs, Luciano Orsi, a pauta foi a participação dos técnicos da Emater no desenvolvimento dos agricultores familiares e outras possibilidades de ampliação de parcerias entre as duas entidades.

Na terça-feira, Orsi também representou a Famurs no evento realizado no Pavilhão Central da Expodireto, onde foi discutido o anúncio de investimentos do governo do Estado na área de irrigação. A ação faz parte do programa Supera Estiagem, promovendo subvenção aos produtores que fazem investimentos de até R$ 100 mil em irrigação ou 20% do valor investido, o que deve alavancar em R$ 2 bilhões os investimentos em irrigação no Estado, com previsão de aumento de pelo menos 35% a área irrigada em três anos.

Em visita à casa do Correio do Povo, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luciano Orsi, destacou a importância do investimento em irrigação, visto que 300 municípios do Estado dependem quase exclusivamente do agronegócio. “O maior gargalo que temos hoje na nossa agricultura é essa incerteza, porque não temos uma regularidade de seca e chuva”, ressaltou. Os outros principais desafios, conforme o presidente da Famurs, ainda são a questão do escoamento e a questão da infraestrutura regional. Temos muitos municípios sem acesso asfáltico para o escoamento de sua produção, por exemplo”, lembrou Orsi.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895