Fenasoja 2024 terá programação especial em celebração aos 100 anos da soja no Brasil

Fenasoja 2024 terá programação especial em celebração aos 100 anos da soja no Brasil

Presidente da feira falou sobre as expectativas para esta edição em visita à Expodireto Cotrijal

Presidente Fenasoja 2024 visita a casa do CP na Expodireto

publicidade

Em visita à casa do Correio do Povo nesta segunda-feira, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, o presidente da edição da Fenasoja deste ano, Dário Germano, falou sobre as expectativas para a edição comemorativa dos 100 anos da soja no Brasil. Com edição organizada para 17 a 26 de maio de 2024, a Fenasoja ocorre tradicionalmente a cada dois anos, em Santa Rosa, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson. Neste ano, a feira oferecerá uma programação especial, com a presença da família Lehenbauer, descendentes do pastor luterano que trouxe a soja para o Brasil.

Albert Lehenbauer, da Igreja Luterana, veio dos Estados Unidos para o Brasil em 1924, com a missão religiosa de evangelizar e sua missão pessoal de erradicar a fome. Instalado em Santa Rosa, o pastor trouxe as primeiras sementes de soja e incentivou a comercialização do grão, compartilhando o lucro entre os fiéis. Os primeiros grãos comercializados foram plantados por colonos das famílias Bessel, Brachmann, Scharrz e Mûller. Assim, Santa Rosa se tornou o berço nacional da soja, contribuindo com o status do Rio Grande do Sul como quarto maior produtor de soja em grão do Brasil.

No sábado, dia 18 de maio, ocorre o marco dos 100 anos da soja no país e a Fenasoja fará o evento de abertura com a presença dos familiares do pastor, além do lançamento de um livro que conta a história da Soja no Brasil. Em fevereiro, Germano e a comitiva diretiva da feira também estiveram nos EUA, na chamada Missão dos 100 anos da Soja no Brasil, onde se encontraram com o neto do pastor, Walter Lehenbauer, para conhecer a propriedade da família. Na ocasião desta viagem, Germano e demais diretores também visitaram uma sede da fábrica de colheitadeiras AGCO, em Hesston Kansas, que possui sede em Santa Rosa, e uma fazenda de pesquisa e inovação da soja, mantida pela Associação de Produtores de Soja do Estado de Missouri (Missouri Soybeans), uma das principais dos EUA.

Sobre sua visita à Expodireto, Germano destacou a importância de desenvolver uma relação de cooperação com as demais feiras e fazer contatos com os expositores, além de divulgar a Fenasoja. “A gente sempre vem para a Expodireto para aprender com esta que é uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. Também é uma excelente oportunidade para visitar expositores e patrocinadores que estarão na Fenasoja”, pontuou. Com 40 hectares de exposição e 600 expositores, a previsão da organização da feira é de superar 350 mil visitantes e ultrapassar a marca de R$ 1.2 bilhões em negócios, atingida na edição anterior. A feira é organizada por 30 comissões de voluntários, com até 200 pessoas em cada comissão.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895