Imersão no Metaverso durante a 23ª Expodireto Cotrijal

Imersão no Metaverso durante a 23ª Expodireto Cotrijal

Na programação de debates do espaço, estão previstos cinco painéis, realizados no palco principal

Nereida Vergara

Inaugurada há três anos, a Arena Agrodigital da Expodireto Cotrijal preparou um clima futurista para receber os produtores nesta edição, bem como uma programação de palestras e painéis que abordam deste questões locais até temas de caráter mundial, como inovação e sustentabilidade na União Europeia.

publicidade

Espaço oferecido na Expodireto Cotrijal pela terceira edição, a Arena Agrodigital promete recepcionar os produtores em um clima futurista. Com 28 expositores inscritos, o pavilhão reunirá instituições financeiras, fabricantes de máquinas e equipamentos, indústrias químicas e consultorias. Neste ano, uma das novidades será a cabine metaverso, onde empresas oferecerão aos visitantes da feira experiências interativas de realidade virtual.

Outra atração será a presença de hubs de inovação de referência no país, como o Cubo, do banco Itaú, que participará com as verticais Agro e ESG e startups, e o Instituto Aliança Empresarial, que fomenta a inovação no norte do Estado. “A ideia é que esse pessoal traga novidades e conexões com o meio do agro do Rio Grande do Sul”, explica o superintendente administrativo-financeiro da Cotrijal, Marcelo Schwalbert. A Arena abrigará ainda o Espaço Startups, organizado em parceria com o Sebrae-RS. “São startups que estão incubadas no Sebrae, mas que já têm soluções para o agro, sendo que várias já estão em escala”, destaca o executivo.

Na programação de debates do espaço, estão previstos cinco painéis, realizados no palco principal. No dia 6 de março, ocorre a discussão sobre o ecossistema brasileiro, com apresentação de soluções desenvolvidas em território nacional. No dia 7, os participantes conhecerão as tecnologias de Israel e seus impactos no Brasil. “Israel é uma referência em irrigação, e teremos empresas demonstrando como o país inova”, explica Schwalbert.

O painel do dia 8 é reservado ao Vale do Silício, com debates sobre indústria 5.0, soluções e tendências para o agronegócio - às 16 horas, haverá uma palestra voltada para as mulheres. No dia 9, especialistas e consultores trarão informações sobre a China e sua relação com o Brasil. O programa se encerra no dia 10 com a participação de representantes da União Europeia, que falarão sobre inovação e sustentabilidade no bloco. 

A Cotrijal também aproveitará o pavilhão para mostrar aos agricultores suas soluções digitais, o SmartCoop e o Portal do Produtor. Quem circular pelo espaço encontrará ainda a Arena de Drones. Segundo Schwalbert, com o aumento da demanda por esses equipamentos, a participação de fornecedores foi reforçada. “Temos a expectativa de que a Arena trará um brilho ainda maior para a Expodireto e ganhará mais notoriedade dentro da feira”, diz.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895