Surge nova variedade de biotrigo para um ciclo superprecoce

Surge nova variedade de biotrigo para um ciclo superprecoce

Empresa desenvolveu cultivares demandadas pelos produtores

Correio do Povo

Novidades levadas à feira são resultados de longo melhoramento genético

publicidade

O bom desempenho das lavouras de trigo na safra de 2016, quando a produção chegou a 2,4 milhões de toneladas e superou em 70% o volume colhido no frustrado ciclo de 2015, deve se refletir na Expodireto Cotrijal com a apresentação de diversas novas cultivares do cereal. 

“Se olharmos pelo lado técnico, o trigo está num momento muito bom”, avalia o melhorista e diretor técnico da Biotrigo, de Passo Fundo, Ottoni Rosa Filho. De acordo com ele, o desempenho do último ciclo demonstra o cuidado do agricultor com a melhora do solo e com a busca de cultivares produtivas para obter rendimentos mais elevados. Em alguns casos, foi constatada produtividade superior a cem sacas por hectare. 

Entre as novidades que a empresa leva à Expodireto estão dois “filhos” da cultivar TBIO Toruk. As duas variedades passaram por processos de melhoramento genético para chegar a um ciclo precoce e outro super-precoce, uma das demandas dos produtores gaúchos. O desenvolvimento levou cerca de oito anos e chegou a uma combinação em que se destacam a alta qualidade industrial, as características agronômicas e a resistência ao complexo de doenças do trigo. 

Para a próxima safra, o diretor da Biotrigo confia em um pequeno aumento ou manutenção da área, motivada pelo rendimento do último ciclo. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895