Vendas de máquinas agrícolas aceleram em fevereiro

Vendas de máquinas agrícolas aceleram em fevereiro

Dados da Anfavea confirmam otimismo que setor vem demonstrando na Expodireto

Correio do Povo

Vendas de máquinas agrícolas aceleram em fevereiro

publicidade

A expectativa de aumento de 15% nas vendas de máquinas e implementos agrícolas, apontada desde o lançamento da 18ª Expodireto Cotrijal, que ocorre esta semana em Não-Me-Toque, foi reforçada ontem pelo balanço do primeiro bimestre da indústria automobilística brasileira, divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O levantamento da entidade indica que em fevereiro foram vendidas 3,2 mil máquinas agrícolas no país, 16,2% a mais do que em janeiro, quando as vendas foram de 2,8 mil unidades. O crescimento sobre fevereiro de 2016, quando a comercialização atingiu 2,4 mil unidades, foi maior ainda, de 33,5%. No acumulado de 2017, o setor vendeu 6 mil máquinas, 50% mais que as 4 mil unidades do mesmo período do ano passado.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Claudio Bier, os números da Anfavea refletem o movimento de recuperação do setor em relação às perdas de 2015. “Iniciamos 2016 com uma retração de quase 40% em relação a 2015. A partir do segundo semestre do ano passado, com as mudanças políticas e econômicas, o panorama começou a melhorar”, diz. Segundo o dirigente, o desempenho de 2017 corresponde a um cenário em que o produtor está mais capitalizado, graças à boa safra de grãos que o Brasil registrou.

“Além de tudo isso”, destaca Bier, “as feiras já realizadas, primeiro a Show Rural Coopavel, no Paraná, e agora a Expodireto, estão comprovando este aumento. Aqui em Não-Me-Toque, na segunda-feira, os expositores de máquinas manifestavam entusiasmo com a procura, bem maior que a ocorrida na abertura do ano passado, quando as vendas totais chegaram a R$ 1,5 bilhão”.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895