Exportação de carne bovina recuou 3,8% no semestre

Exportação de carne bovina recuou 3,8% no semestre

Suspensão temporária de embarques para a China motivada por caso de mal da vaca louca no Pará impactou resultado

Correio do Povo

publicidade

O Brasil exportou 1,02 milhão de toneladas de carne bovina no primeiro semestre deste ano, com uma receita de 4,8 bilhões de dólares, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). Esses números indicam uma redução de 3,8% e 21%, respectivamente, na comparação com o volume exportado e a receita atingida no mesmo período de 2022.

Entre os principais destinos dos embarques, o principal importador da carne bovina brasileira nos primeiros seis meses deste ano foi a China, que adquiriu 512.306 toneladas e gerou uma receita de 2,6 bilhões – resultados respectivamente 5% e 28% inferiores frente aos do mesmo período de 2022. A Abiec lembra que, em fevereiro passado, o Brasil registrou um caso atípico do mal da vaca louca no Pará e isso levou à suspensão temporária das exportações para o mercado chinês por 30 dias.

Em nota, o presidente da Abiec, Antonio Jorge Camardelli, destacou que, no primeiro semestre de 2022, o Brasil conseguiu se manter com grande sucesso no mercado mundial de carne bovina frente a um ambiente ainda marcado pela pandemia de Covid-19. Em 2023, segundo o empresário, os embarques se ajustam a um novo cenário. “Pretendemos manter a liderança do Brasil nas exportações mundiais em 2023, consolidando a importância da carne bovina brasileira na proporção de um para cada cinco quilos comercializados mundialmente”, disse.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895