Exportações de carne de frango permanecem em alta

Exportações de carne de frango permanecem em alta

Média mensal de embarques no segundo semestre segue maior em relação ao registrado em 2019, mesmo com alta na oferta para o mercado interno

Carolina Pastl

China lidera nas exportações da carne

publicidade

A exportação brasileira de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) alcançou 3,178 milhões de toneladas entre janeiro e setembro deste ano, valor 1,3% acima do desempenho registrado no mesmo período de 2019. No mesmo período, a receita acumulada pelo setor alcançou 4,619 bilhões de dólares, número 12,1% menor em relação ao mesmo período de 2019. Só no mês de setembro, foram 345 mil toneladas embarcadas e 479 milhões de dólares faturados, números, respectivamente, 2,3% e 18,4% menores na mesma comparação. A informação foi divulgada hoje pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

De acordo com a ABPA, o cenário decorre de uma mudança de mix de produtos exportados, o que influenciou na variação do preço médio. “As vendas seguirão positivas, sem impactar na oferta de produtos para o consumidor brasileiro, que também aumentou este ano”, projeta Ricardo Santin, presidente da ABPA.

O principal destino das vendas foi a China, com 514,1 mil toneladas entre janeiro e setembro, valor 28% superior em relação à 2019. Líbia, Jordânia, Rússia, Cingapura, Vietnã e Coreia do Sul também foram fortes compradores. Em setembro, a África do Sul foi o país destaque de embarques.

*Sob supervisão de Elder Ogliari


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895