Fenovinos fomenta ações para qualificar a lã gaúcha

Fenovinos fomenta ações para qualificar a lã gaúcha

Exposição ocorre de 17 a 21 de maio, em Uruguaiana, e deve receber 500 exemplares

Camila Pessôa

publicidade

Unir forças para agregar valor à lã gaúcha está entre os principais objetivos da 35ª Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos), evento que ocorre em Uruguaiana entre os dias 17 e 21 de maio. Expressado em ações como o Programa de Certificação da Lã Gaúcha, da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), o tema estará presente na programação organizada pela entidade em parceria com a Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana e com a Casa da Ovelha. 

A valorização da lã é vista como uma das soluções para a crescente desvalorização dos preços do produto gaúcho, já que abre possibilidade para a exportação, como explica a coordenadora da Comissão de Ovinos da Farsul, Elizabeth Lemos. “O mercado do Uruguai está aberto. Nesse programa de certificação da Arco, a gente está exportando o produto que foi trabalhado e limpo. Aquela esquila tradicional, sem limpeza, está fadada a não ser comercializada”, comenta a coordenadora. Segundo ela, há pouco interesse pelas lãs mais grossas (das raças Merino e Ideal), mesmo sem lavagem e tratamentos, e com preços considerados baixos, entre R$ 10,00 e R$ 12,00 o quilo. Mas, ressalta ela, se as mesmas lãs passam por processos de separação e de lavagem, poderiam ser exportadas para o Uruguai por preços até 100% maiores. 

O programa de Certificação da Lã Gaúcha agregou valor para a comercialização de 19 mil quilos do produto em 2021, ano de sua criação, e de quase 100 mil quilos em 2022. A expectativas é de alcançar os 300 mil quilos de lã em 2023. Contudo, o setor também trabalha para ampliar a absorção do produto no mercado interno, já que, não raro, o Brasil exporta matéria-prima ao Uruguai e compra os itens beneficiados. “Para manufaturar aqui, é preciso que o produtor apresente lã de qualidade”, ressalta Elizabeth. 

A programação da Fenovinos conta com fóruns, julgamentos e remates, que ocorrem paralelamente à Expoutono de Uruguaiana. “Estarão no mesmo local ovinos, bovinos e equinos”, aponta o presidente da Arco, Edemundo Gressler. O presidente da Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana, Roberto Ghigino, projeta a participação de 500 ovinos. “Confiamos que o público compareça ao Parque Agrícola Pastoril”, afirma.

Confira a programação

15 de Maio de 2023 (Segunda-feira)
8h - Abertura para entrada dos animais

17 de Maio de 2023 (Quarta-feira)
14h – Fórum da Ovinocultura
18h – Noite da Pecuária

18 de Maio de 2023 (Quinta-feira)
8h - Início julgamento de admissão

19 de Maio de 2023 (Sexta-feira)
8h – Julgamentos de Classificação das raças de carne / 2ª Nacional da Raça Poll Dorset
17h30min - Remate Miss Ovelha (multi raças)
19h - Remate Estância Silencio Poll Dorset

20 de Maio de 2023 (Sábado) 
8h – Julgamentos de Classificação Laneiras / 2ª Nacional de Raça Merino Australiano e VI Nacional da Raça Ideal
16h - Campeonato Cabanheiro do Futuro - Comissão Jovem da Arco (Pista de Julgamentos)
18h - Remate Momento Ideal 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895