Governo indica safra de 140 milhões de toneladas para a soja em 2024

Governo indica safra de 140 milhões de toneladas para a soja em 2024

Estimativa foi divulgada pelo Ministério da Agricultura (Mapa) após reunião extraordinária da Câmara Setorial da Soja

Correio do Povo

Conab estima produção brasileira de 155,26 milhões de toneladas de soja

publicidade

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) indicou a expectativa de 140 milhões de toneladas de soja na safra 2023/2024. A estimativa foi compartilhada, em nota, após reunião extraordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja com o diretor-executivo de Política Agrícola e Informações da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab), Silvio Porto, e com o gerente de Agricultura do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Carlos Guedes, em Brasília.

A projeção é a menor indicada pelo governo desde outubro de 2023, quando a Conab iniciou os levantamentos da safra 2023/2024 e previu colheita de 162 milhões de toneladas de soja. É também 6,3% menor que o último boletim da Companhia, divulgado no início do mês, que estimou produção nacional de 149,4 milhões de toneladas à oleaginosa.

Mais próxima das 135 milhões de toneladas previstas pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) ainda em janeiro, a expectativa representa uma colheita 9,4% menor que a de 2022/2023, quando o país totalizou 154,6 milhões de toneladas de soja, segundo a Conab. A queda é atribuída aos efeitos negativos das extremidades climáticas do El Niño nas regiões de maior produção da cultura no Brasil (Centro-Oeste e Sul).

Durante a reunião, Porto e Guedes detalharam a metodologia dos levantamentos e detalhamentos realizados pelas Conab e pelo IBGE. “O subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, apresentou os dados sobre a perspectiva de recursos como a prorrogação de custeio e taxas de juros para a atual safra”, informou o Mapa, em nota.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895