Hora de decisão no Freio de Ouro

Hora de decisão no Freio de Ouro

Etapas decisivas da competição mais popular do cavalo crioulo ocorrem hoje e amanhã

Nereida Vergara

Competição equina chega ao fim

publicidade

Pelo segundo ano, a final do Freio de Ouro, que ocorre a partir das 13h deste domingo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, teve de se ajustar às restrições impostas pela pandemia. Em 2021, o ciclo do cavalo crioulo sofreu mais para obedecer ao calendário de classificatórias, que acabou atrasando e tirando o evento  da 44ª Expointer, que ocorreu entre 4 e 12 de setembro.

 “No ano passado, metade do ciclo da raça conseguimos fazer fora da pandemia. Neste ano, sofremos mais em razão dos decretos que muitas vezes paralisaram as atividades em razão do avanço da Covid-19”, compara o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Onécio Prado Júnior. “Mas como criadores estamos felizes e teremos uma prova com alta qualidade”, completa.

Já dentro das séries que encaminham a competição para a definição dos campeões, a programação deste sábado prevê as primeiras fases das provas da Mangueira e de Campo, respectivamente às 8h e às 14h.

O acesso à arena do Freio de Ouro ocorre pelo portão 16 do parque, com limite de 600 pessoas por dia, entre expositores, tratadores, veterinários e associados da ABCCC. Somente as vagas que não forem ocupadas por estes grupos é que estarão disponíveis para o público em geral, com ingresso gratuito.

As etapas da final do Freio de Ouro, que selecionam os 28 conjuntos que disputarão os troféus para machos e fêmeas neste domingo, estão sendo transmitidas desde o dia 29 de setembro pelo canal da ABCCC no YouTube.

Neste domingo,  a decisão se inicia com a Prova da Mangueira, às 13h, seguida das provas Bayard/Sarmento e de Campo (a paleteada). A competição deve se encerrar por volta das 17h, com a entrega de prêmios aos vencedores.

O vice-presidente de Exposições Morfológicas e Provas Funcionais da ABCCC, Eduardo Suñe, reconhece que, em termos de público, a realização do freio fora da Expointer, pela primeira vez na história da prova, ficou prejudicada. "Na feira, a entrada de público permitida era de 15 mil pessoas", recorda. O lado bom, destaca Suñe, é que com menos circulação de pessoas os animais inscritos sofrem menos estresse.
 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895