Ibama retoma análise de pedidos de autorização para controle de javalis

Ibama retoma análise de pedidos de autorização para controle de javalis

Procedimento estava suspenso desde julho, após decreto federal sobre armas

Correio do Povo

Procedimento estava suspenso desde julho, após decreto federal sobre armas

publicidade

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que o Sistema de Informação de Manejo de Fauna (Simaf) voltou a funcionar nesta quarta-feira (27) para emissão de novas solicitações de autorização de controle de espécies exóticas invasoras como o javali. Novas autorizações estavam suspensas em todo o país desde 21 de julho, quando o governo federal baixou o Decreto 11.615, restringindo a liberação de armas para a população civil e colocando o Exército como responsável pela autorização de porte e caça, em substituição à Polícia Federal. A retomada das autorizações dependia da adequação do Ibama às novas normas.

Conforme o Ibama, as autorizações somente serão válidas se durante as ações estiverem acompanhadas de declaração assinada (via GOV.BR ou com firma reconhecida em cartório) do(s) detentor(es) do direito de uso das propriedades, indicando a permissão de acesso com inserção dos nomes de todos os membros da equipe de controladores. Também é necessário cadastro do polígono da propriedade, sendo obrigatório que as propriedades alvos de ações de controle estejam no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Instruções

Para executar as ações, o interessado deverá preencher o campo local de manejo com o número do CAR da propriedade:

  • Todas as pessoas físicas ou representantes de pessoas jurídicas, durante as atividades de manejo deverão portar:
  • Documento de identidade com foto;
  • Autorização para o controle de espécies exóticas invasoras;
  • Certificado de Regularidade no Cadastro Técnico Federal do Ibama;
  • Declaração de permissão de acesso à propriedade (devidamente assinada via GOV.BR ou com firma reconhecida em cartório).

O Ibama informou que sua equipe técnica vem conduzindo estratégias para revisão e aperfeiçoamento da plataforma do Simaf. “Essa é uma fase de transição, e o desenvolvimento de novos procedimentos, bem como de melhorias da plataforma, estão em discussão e elaboração”, informou o instituto. Segundo notícia do Ibama, as melhorias devem garantir maior robustez, controle e melhor interface de acesso e uso do Simaf.

Para os interessados em executar o manejo em Unidade de Conservação (UC), as autorizações deverão ser solicitadas via processo SEI (Sistema Eletrônico de Informações) junto às superintendências do Ibama local com o respectivo documento de anuência emitido pela chefia responsável da UC. Informações podem ser obtidas pelo e-mail simaf.sede@ibama.gov.br

Cobranças pela demora

A demora do Ibama para a retomada da emissão do documento comprobatório da necessidade de abate de fauna invasora para fins de autorização de caça do javali preocupava o setor agropecuário. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa, deputado estadual Elton Weber, notificou por meio de ofício, em 5 de dezembro, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, sobre o problema e marcou uma audiência para o próximo dia 9, em Brasília. “É uma excelente notícia após meses de pressão para que o governo federal retomasse o processo. O javali causa prejuízos enormes no meio rural. Agora temos que acompanhar o sistema nos próximos dias, ver se de fato estará operando”, disse o deputado.

Segundo o deputado, a agenda da comitiva gaúcha em Brasília está mantida por enquanto, já que será preciso verificar se o Simaf realmente voltará a funcionar. Weber e o deputado Paparico Bacchi chegaram a se reunir com o comando da 3ª Região Militar e foram informados de que o Exército dependia do Ibama voltar a operar o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), que estava em reestruturação.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895