Liminar suspende restrições à pulverização de agrotóxicos em Nova Santa Rita

Liminar suspende restrições à pulverização de agrotóxicos em Nova Santa Rita

Câmara de Vereadores havia aprovado projeto de lei impondo limitações locais

Danton Júnior

publicidade

Uma liminar da 3ª Vara Cível da Comarca de Canoas suspendeu a tramitação do projeto de lei nº 37, de 2021, da Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita, que restringia a pulverização aérea de agrotóxicos no município. A iniciativa havia sido aprovada pelo Legislativo local no dia 20 de julho, com o objetivo de instituir a Política Estratégica de Proteção de Territórios Produtivos Sensíveis e Agroecológicos para Mitigar o Impacto de Agrotóxicos no município. 

No despacho, o juiz Sandro Antonio da Silva determina que o Legislativo, que já encaminhou o texto para sanção, solicite a sua devolução num prazo de cinco dias. “Vínhamos defendendo de longa data que esse processo legislativo tinha vícios insanáveis de inconstitucionalidade”, observou o advogado Anderson Belloli, um dos signatários da petição. De acordo com ele, o município pode legislar sobre o tema, desde que não extrapole as suas competências. Como cabe recurso, Belloli acredita que este seja apenas o início de uma longa batalha jurídica. 

O projeto aprovado veda a utilização de agrotóxicos por meio de pulverização aérea no perímetro urbano de Nova Santa Rita. Também estabelece que a aplicação somente poderá ocorrer em meio a condições meteorológicas favoráveis (ventos de no máximo 7 km/h, temperatura de até 30 graus e umidade relativa do ar de no mínimo 50%. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895