Milho: produtividade cai 53% na safra

Milho: produtividade cai 53% na safra

Colheita no Rio Grande do Sul já atinge 54% da área total

Patrícia Feiten

publicidade

A colheita do milho no Rio Grande do Sul já atinge 54% da área total cultivada e aponta uma redução de 53% na produtividade das lavouras em razão da estiagem, de acordo com o Informe Conjuntural divulgado ontem pela Emater/RS-Ascar. A publicação destaca que, com as condições mais favoráveis na metade Leste do Estado, as áreas semeadas mais recentemente mostram bom estabelecimento inicial e desenvolvimento mais uniforme.

Na região administrativa de Santa Rosa, 87% das lavouras foram colhidas, com 47% de perdas. Outras áreas apresentam índices de prejuízos maiores. Na de Erechim, que concluiu 45% da colheita, há perdas de 60%. Nas regionais de Frederico Westphalen e Santa Maria, a colheita alcança 85% e 33% das plantações, respectivamente, com quedas de produção de 65% e 70%.

No município de Palmeira das Missões, um dos principais produtores de milho, quase toda a área plantada já foi colhida, com queda na produtividade, comprometimento e baixo peso dos grãos, segundo o presidente do Sindicato Rural local, Hamilton Jardim. Nas áreas de sequeiro, as perdas ultrapassam 75%. “As lavouras em média não chegaram a 40 sacos por hectare, quando tradicionalmente se colhe 160, 170”, diz Jardim. A estiagem também castigou as áreas irrigadas, onde a produção caiu 30%, afirma o agricultor.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895