NESPro divulga novo balanço da carne bovina

NESPro divulga novo balanço da carne bovina

Nunca antes feito pela equipe, levantamento vai ser lançado nesta segunda-feira

Correio do Povo

A Carta Conjuntural e o NESPro Índices trazem informações de mercado para a pecuária de corte

publicidade

O Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPro UFRGS) está lançando um balanço da carne bovina no Estado nunca antes feito pelo grupo. Sua divulgação será feita em uma live no YouTube às 19h desta segunda-feira (6). O estudo faz parte da 6ª edição da Carta Conjuntural do NESPro, divulgada trimestralmente, e traz uma espécie de balança comercial, com valores de produção, saídas e entradas, como explica o mestrando do núcleo Rodrigo Wagner. 

Esse novo balanço da carne foi feito por meio de uma parceria do NESPro com a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS), que permitiu o acesso dos pesquisadores aos dados das notas fiscais eletrônicas (NF-e). “Tudo preservando o sigilo dos contribuintes, mas permitindo que façamos estimativas a partir dos dados recebidos de forma agrupada”, explica Wagner. A Carta Conjuntural vai estar disponível no site do NESPro na noite desta segunda-feira (6), após sua apresentação no YouTube.

Além do balanço, inédito para o núcleo, a Carta traz dados sobre preços, abates, estrutura do rebanho e exportações. “Sempre ouvíamos, em especial dos produtores, que havia carência de informações. Nosso objetivo com a Carta Conjuntural é contribuir neste sentido”, afirma Wagner. Outra publicação do núcleo são os NESPro Índices, divulgados semanalmente. “NESPro índices são levantamentos de preços de mercado que a equipe do NESPro faz todas as semanas. Fazem parte os preços do gado gordo, mas também das categorias de reposição”, explica o mestrando. 

Os valores do NESPro índices são apurados, conferidos e divulgados todas as quartas-feiras, às 17h, por uma equipe neutra e têm como objetivos principais reduzir a assimetria da informação e ajudar os produtores na tomada de decisões, segundo Wagner. O núcleo também faz uma consolidação mensal desses preços, por meio do NESPro News. Para conferir esses dados, pode-se acessar o site do NESPro, onde também é possível inscrever-se para receber as informações por e-mail gratuitamente.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895