Nomeação de Ronaldo Santini pra a Secretaria do Desenvolvimento Rural surpreende entidades

Nomeação de Ronaldo Santini pra a Secretaria do Desenvolvimento Rural surpreende entidades

Entidades esperavam um nome com maior afinidade com a agricultura familiar

Correio do Povo

publicidade

A escolha do deputado estadual Ronaldo Santini (Podemos) para comandar a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), que volta a existir na estrutura do governo do Estado a partir de 1º de janeiro de 2023, surpreendeu as entidades que representam a agricultura familiar no Rio Grande do Sul. O vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Eugênio Zanetti, afirma que este não era um nome que vinha sendo cogitado para o cargo, mas entende que a escolha é “positiva”, já que Santini tem afinidade com a agricultura familiar e, sobretudo, sabe ouvir. 

“Nós tivemos uma parceria muito boa quando ele era secretário do Turismo e é uma pessoa com muito diálogo”. Zanetti acredita que as primeiras reuniões com o novo secretário devem começar já no início de janeiro, para tratar do agravamento da estiagem no Estado. Carlos Joel da Silva, presidente da federação, também reconhece as habilidades de Santini como negociador e diz que, “se ele tiver orçamento”, vai fazer um bom trabalho.

O coordenador geral da Fetraf/RS, Douglas Cenci, alega não ter conhecimento da relação do deputado com o setor e ressalta que a entidade aguardava “a nomeação de alguém que tem vínculo com a agricultura familiar e que ao mesmo tempo pudesse dialogar com o governo federal”.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895