Novo Presidente assume o Irga

Novo Presidente assume o Irga

Rodrigo Warlet Machado será empossado nesta quinta-feira

Danton Júnior

publicidade

O novo presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rodrigo Warlet Machado, será empossado no cargo às 16h desta quinta-feira, pelo governador Eduardo Leite, em cerimônia no Palácio Piratini. A nomeação já foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição de terça-feira. Além dele, irá tomar posse como diretora técnica a agrônoma Flávia Miyuki Tomita, servidora de carreira da autarquia.

Filho do ex-prefeito de Camaquã e ex-secretário da Agricultura João Carlos Machado, Rodrigo tem 49 anos e foi produtor de arroz até 2018. De acordo com ele, suas prioridades à frente do Irga estão baseadas em três pilares: o plano de reestruturação jurídico-institucional da autarquia (que, entre outros itens, deve formalizar a necessidade de uma lista tríplice para escolha do presidente); a utilização de 100% da taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (hoje cerca de 60% são repassados ao instituto, ficando o restante com o caixa único); e a valorização do quadro de servidores, que sofrem com a defasagem salarial nos últimos anos.

Machado afirma que pretende “ouvir muito, trabalhar mais ainda e dar celeridade” às demandas. “As soluções precisam ser encontradas, obviamente dialogadas, e construídas alinhando as vontades, mas dando celeridade para que esse processo encontre solução o mais rapidamente possível”, afirma. Para isso, Machado diz contar com o respaldo da secretária da Agricultura, Silvana Covatti, com quem esteve reunido ontem. “O objetivo é até o final deste ano encontrarmos a solução para a instituição”, acrescenta. O novo presidente ressalta ainda que o governo do Estado já se mostrou favorável à integralização da taxa CDO pelo instituto.

A condução da autarquia estava a cargo do diretor administrativo, Eduardo Milani, desde o início de junho deste ano, quando o agrônomo Ivan Bonetti deixou a presidência.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895