Novo presidente do CRMV/RS diz que vai priorizar a valorização profissional

Novo presidente do CRMV/RS diz que vai priorizar a valorização profissional

Chapa foi eleita na quinta-feira e terá mandato de três anos

Danton Júnior

Moreira é novo presidente do CRMV RS

publicidade

O médico veterinário Mauro Antonio Correa Moreira irá comandar o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV/RS) pelo triênio 2021/2024. Ele foi eleito na quinta-feira, no segundo turno da eleição para a nova diretoria do órgão. A chapa vencedora, “Interior e Capital unidos na valorização da profissão”, somou 3.210 votos, contra 3.087 da chapa “Determinação, Transparência e Comunicação”, que representava a atual direção.

Segundo o futuro presidente, a prioridade da nova gestão será a valorização da profissão. O objetivo será mostrar para a sociedade a importância da atuação do médico veterinário e do zootecnista. Moreira ressalta que a profissão atua na saúde pública, citando como exemplo o papel dela no combate às zoonoses, doenças transmissíveis ao ser humano. Por isso lamenta que nem sempre a categoria teve prioridade na vacinação contra a Covid-19, a exemplo de outras da mesma área.

Como afirma que há um déficit de cerca de 200 veterinários no serviço público estadual, o futuro presidente destaca que a reivindicação de um concurso público foi feita já durante a campanha, em reunião com a secretária da Agricultura, Silvana Covatti. “O Rio Grande do Sul é hoje área livre de febre aftosa sem vacinação e por isso é importante termos uma fiscalização com profissionais atuando para evitar algum surto”, observa. Da mesma forma, Moreira ressalta a importância de enfrentar a peste suína africana. O país não tem casos da doença, mas está em alerta após a descoberta de um foco na República Dominicana.

Moreira tem 42 anos, é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo e atua na inspeção de produtos de origem animal. Ele destaca que sua chapa conta com 16 pessoas que representam todas as regiões do Estado. A posse deve ocorrer até o final do ano. O CRMV/RS tem 15 mil cadastrados. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895