Novo secretário da Agricultura quer fortalecer imagem do produtor

Novo secretário da Agricultura quer fortalecer imagem do produtor

Na entrevista, Domingos Velho Lopes enumera as metas definidas para a sua gestão

Patrícia Feiten

publicidade

O agrônomo e produtor rural Domingos Velho Lopes, novo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, enumerou, nesta entrevista, as metas definidas para a sua gestão.

O senhor disse que uma de suas prioridades é a irrigação. De que forma pretende tratar o assunto?
A Seadpr vai trabalhar muito forte na reservação de água, na questão estruturante de médio e longo prazo, com políticas para resolver a possibilidade de reservação de água por parte do produtor rural, de forma privada, ou dos municípios. Esta é uma das nossas metas: buscar o entendimento, diminuindo os gargalos jurídicos, tendo um contato estreito com as demais secretarias, as demais entidades privadas e, em especial, com o Ministério Público do Estado.

O senhor fala também em revalorizar o produtor rural. Quais são os problemas de imagem?
Vamos buscar um laço muito estreito com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura para que deixe de ser regra aquele discurso “Ou eu vou ser um ambientalista ou vou ser produtor”. Esta é a questão da imagem que eu falo: a do produtor que preserva o meio ambiente e gera renda.

A chuva retornou ao RS, mas a estiagem deixou uma preocupação com a safra de inverno. Como sua gestão tratará essa questão?
A estiagem é recorrente no Rio Grande do Sul. A cada dez anos, vamos ter dois eventos severos, dois eventos moderados. Estamos trabalhando e vamos dar seguimento ao Programa Avançar, com nossos poços, cisternas, açudes, caixas d’ água. O produtor é resiliente. Cabe a nós buscar o fomento.

O próximo plantio de inverno RS será marcado pela tensão no leste europeu. Isso traz preocupações com insumos. O que pode ser feito para apoiar os produtores?
Estamos extremamente preocupados, vamos ter de estar atentos às questões de energia, logística e fertilizantes, em especial, com uma atenção gigantesca aos produtores de pequeno porte para que tenham acesso à informação, ao crédito.

Algum outro desafio que gostaria de destacar?
Temos o compromisso, com o governador Ranolfo Vieira Júnior, de buscar a regulamentação do Bioma Pampa, para que seja bem trabalhado, de forma sustentável e produtiva.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895