Ovinos são os primeiros a ingressar na Expointer

Ovinos são os primeiros a ingressar na Expointer

Portões foram abertos às 8h para receber as estrelas da festa

Correio do Povo

Ovelhas entraram hoje no Parque de Exposições Assis Brasil

publicidade

Os animais que participarão da 35ª edição da Expointer começaram a ingressar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a partir das 8h desta segunda-feira. A tradicional abertura dos portões, que há pelo menos 10 anos acontecia às 6h, foi modificada a pedido do secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, que deu as boas-vindas aos primeiros criadores e exemplares que chegaram ao local. Vinte e nove ovinos inauguraram o parque de exposições.

Um caminhão carregado com os ovinos proveniente da Fronteira-Oeste chegou a Esteio na noite desse domingo. Depois de mais de 12h de viagem e dois pneus furados, os animais foram retirados do veículo para se alimentarem do capim que cresce nas imediações do portão 8.  Segundo o cabanheiro que acompanha os animais, Cleber Martins, eles foram estrategicamente posicionados para serem os primeiros a ingressar no parque na abertura dos portões. Os ovinos pertencem às cabanhas Oliveira e Floresta, de Uruguaiana; Potreiro Velho, de Bossoroca; e Letícia, de Barra do Quaraí.

Para garantir o ingresso, os animais devem estar acompanhados da Guia de Trânsito Animal, dos atestados e dos exames específicos por espécie (leia box). Segundo o veterinário da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Fernando Groff, um dos coordenadores da equipe que recebe os animais, 42 profissionais, entre veterinários e auxiliares, se revezarão durante a mostra entre 6h e 24h para verificar os exemplares e a documentação.

O domingo de sol foi propício para os trabalhadores fazerem os últimos ajustes nas instalações do parque. Dentre as principais mudanças, segundo o diretor do parque, Telmo Motta Júnior, estão as baias para equinos, que, no ano passado, foram somente 210 concluídas a tempo para o evento. Este ano, as 330 estão prontas, já com casca de arroz, pote para água e os corredores foram nivelados para impedir acidentes. Para esta edição, estão inscritos 7.927 animais, 6.251 de argola e 1.676 rústicos.

Os demais galpões para animais também receberam ontem o acabamento com feno, areia e casca de arroz. Na área da agricultura familiar, uma equipe finalizava a montagem no pavilhão existente e outra avançava na ampliação em uma área provisória. A expectativa é que nesse espaço seja construído um outro pavilhão que abrigará mais agroindústrias em 2013.

Bookmark and Share

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895