Parque de Exposições deve ser liberado nesta segunda

Parque de Exposições deve ser liberado nesta segunda

Sede da Expointer terá algumas áreas isoladas

Correio do Povo

Parque de Exposições deve ser liberado nesta segunda

publicidade

Ainda com sistema elétrico obsoleto e em vias de ser adequado às normas atuais, o Parque de Exposições Assis Brasil será liberado para a 38ª Expointer na próxima segunda-feira. A garantia foi dada nessa sexta-feira pelo responsável pelo 8º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Darlan da Silva Adriano, com a ressalva de que as áreas de risco serão isoladas pelos 40 brigadistas escalados para as funções de segurança preventiva e prestação de primeiros socorros do evento.

“Não abrandamos nem flexibilizamos nada. Porém, risco zero não existe”, disse Adriano, depois de reunião que durou cerca de quatro horas no prédio da administração do parque e que contou com a presença dos secretários estaduais da Agricultura e Segurança Pública, Ernani Polo e Wantuir Jacini, respectivamente. Também participaram do encontro o comandante-geral da Brigada Militar, Alfeu Freitas Moreira, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Adriano Ferreira Krukoski.

Apesar de ter ido ao parque, o governador José Ivo Sartori não participou da reunião. A bordo de uma picape Captiva, Sartori conferiu as obras já feitas no local e depois viajou para Caxias do Sul. Ainda de acordo com Adriano, a empresa contratada teria que entregar um relatório com as adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros até o fim da tarde de ontem.

O documento deve apontar a localização dos 40 brigadistas e das quatro ambulâncias que serão disponibilizadas para eventuais emergências durante o evento, além de identificar cada prédio que aparece na planta do parque. Com relação à fiação elétrica, Adriano disse que a empresa terá tempo para refazê-la. “O contrato de serviço deles vai até 20 de janeiro do ano que vem”, observou.

O secretário da Agricultura, Ernani Polo, salientou que a medida tomada é apenas temporária e que visa proporcionar segurança às pessoas. “O laudo identificou pontos de risco e nós vamos minimizar esses riscos, por meio de brigadistas ou do isolamento eventual de alguma área”, garantiu.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895