Pesquisa vai aperfeiçoar manejo da irrigação

Pesquisa vai aperfeiçoar manejo da irrigação

Emater/RS-Ascar e UFSM iniciaram trabalho em conjunto para reduzir problemas relacionados à estiagem em Frederico Westphalen

Carolina Pastl*

Informações coletadas neste ano devem estar disponíveis na próxima safra

publicidade

O Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Frederico Westphalen e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) iniciaram uma pesquisa conjunta para caracterizar as condições físico-hídricas do solo da região e, com os dados levantados, aperfeiçoar o manejo de sistemas de irrigação. As informações devem estar disponíveis antes da próxima safra.

A iniciativa surgiu depois da estiagem de 2020, que gerou perdas principalmente nas culturas de milho e feijão e na produção de leite em toda a região. “Foi então que percebemos que havia baixa produtividades em algumas áreas irrigadas e resolvemos buscar ajuda”, relata o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz.

No projeto, a Emater/RS-Ascar identificará os agricultores irrigantes nos municípios da região, traçará a logística de transporte dos estudantes da universidade até as propriedades e coletará as amostras. Já a UFSM será responsável pela análise desses materiais. Até o momento, foram recolhidas amostras de sete lavouras irrigadas. Interessados em ter seus solos coletados devem procurar a Emater/RS-Ascar.

*Sob supervisão de Elder Ogliari

As instituições também querem desenvolver, a partir dos dados, um aplicativo que indicará qual o momento exato que os produtores devem ligar e desligar seus sistemas de irrigação. Para tanto, a ideia é que o agricultor tenha que abastecer o sistema com as informações de sua lavoura. O aparelho também terá comunicação com uma estação meteorológica, que informará dados climáticos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895