Pesquisadores apresentam fatores para a sustentabilidade da lavoura arrozeira

Pesquisadores apresentam fatores para a sustentabilidade da lavoura arrozeira

Tema foi a tônica do segundoda 13ª Semana Arrozeira de Alegrete, realizada de 1º a 4 de junho

Correio do Povo

Flávio Burin/Divulgação

publicidade

Ciclo de palestras realizado durante a 13ª Semana Arrozeira de Alegrete abordou diversos temas que envolvem o setor, como empreendedorismo feminino, custos de produção, mercado e exportações. No segundo dia do evento, que ocorreu de 1º a 4 de junho, o tema principal foi a sustentabilidade.

Em painel conduzido pelo engenheiro agrônomo e produtor rural Geovano Parcianello, o pesquisador Enio Marchesan e da pesquisadora do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Mara Grohs, destacaram que a diversificação de culturas é fundamental para o rizicultor se manter sustentável. Mesmo sendo um grande desafio para o produtor, Marchesan salientou que se faz necessário o olhar atento para o processo de adequação da área, como o domínio sobre o fluxo das águas e o ambiente radicular. “Desta forma, o produtor poderá organizar e gerenciar melhor a área para receber os cultivos”, destacou.

Outro ponto abordado foi a valorização do produto ambientalmente sustentável. “Precisamos encontrar formas de vender este selo. O orizicultor é eficiente da porteira para dentro, isso sabemos. E isso deve ser cobrado das instituições de classe para que se pressionem por políticas públicas de valorização do crédito de carbono de forma oficial", ratificou Mara Grohs.

No mesmo dia, a gestão das propriedades para todo o sistema produtivo foi tratada em palestra sobre os desafios da Legislação Ambiental na agropecuária. Em sua explanação, o assessor Técnico da Área de Meio Ambiente do Sistema Farsul, Marcelo Camardelli Rosa, salientou a importância de o produtor rural estar atento às regras ambientais, procurando informações e orientação junto a técnicos, entidades rurais para ter a segurança na atividade. O painel também contou com informações do fiscal agropecuário da Secretaria da Agricultura, Juliano Ritter, que apresentou ao público o trabalho desenvolvido pela fiscalização e os desafios para a conscientização ao uso correto dos defensivos agrícolas para a sustentabilidade do meio ambiente. 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895