Plantio avança em todas regiões

Plantio avança em todas regiões

Nas regiões mais adiantadas, a semeadura já alcança 90% das lavouras

Patrícia Feiten

publicidade

A nova safra de arroz ganha forma nos campos, com índices de plantio altos nas regionais monitoradas pela Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Na Fronteira-Oeste, na Zona Sul e na Campanha, onde o trabalho das plantadeiras está mais adiantado, a semeadura já alcança 90% das lavouras. Na Planície Costeira Interna e na Planície Costeira Externa, chega a 80% e 70% da área de cultivo, respectivamente. Na região Central, 50% da área foi semeada.

De acordo com a diretora técnica do Irga, Flávia Tomita, a situação dos reservatórios hídricos nas regionais arrozeiras é de normalidade. A expectativa, afirma ela, é que 80% da área de cultivo projetada para a safra 2021/2022 – de 957,4 mil hectares – seja semeada dentro do período recomendado pela autarquia, até 15 de novembro. 

O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, diz que o plantio ocorre dentro do previsto, porém alerta para o baixo volume de chuvas em outubro em algumas regiões. “Está preocupando, nos últimos dias, a falta de umidade do solo, principalmente para a emergência da planta do arroz e para o plantio da soja em áreas de arroz. Isso pode trazer impacto na produtividade, mas ainda é um pouco cedo para avaliar”, observa Velho.

Em Uruguaiana, a semeadura está praticamente finalizada, segundo o presidente da associação dos arrozeiros, Roberto Fagundes Ghigino. No município de Alegrete, chegou a metade das lavouras. “O único problema que os produtores estão encontrando é conseguir adubo”, afirma a presidente da associação dos arrozeiros, Maria de Fátima Marchezan.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895